quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gramática - Conjunções

Conjunções


Conceito:

São palavras invariáveis que unem termos de uma oração ou unem orações. As conjunções podem relacionar termos de mesmo valor sintático ou oração sintaticamente equivalentes – as chamadas orações coordenadas - relacionar uma oração com outra que nela desempenha função sintática – respectivamente, uma oração principal e uma oração subordinada.


  • Nossa realidade social é precária e nefasta.

  • A situação social do pais é precária, mas ainda existem aqueles que buscam privilégios pessoais.

  • Alguns brasileiros não percebem que a situação social do país é precária.


Na primeira frase, a conjunção une dois termos equivalentes: precária e nefasta. Na segunda frase, a conjunção mas une duas orações: “A situação social do pais é precária” e “ainda existem aqueles que buscam privilégios pessoais”. ( Para perceber é fácil: cada uma dessas orações é completa em si mesma, podendo ser separadas por ponto).


Na terceira frase, a conjunção que une a oração “Alguns brasileiros não percebem” á oração “a situação social do país é precária”. O sentido do verbo perceber, presente na primeira oração, é complementado pela segunda oração da frase: perceber é, no caso, “perceber que a situação do país é precária”. A segunda oração é subordinada à primeira, pois atua como complemento do verbo dessa primeira oração. A conjunção que está unindo uma oração subordinada a sua oração principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário